h1

Aula inaugural para 146 alunos do curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos

15/05/2009

Começaram nesta segunda-feira, 4 de agosto, as aulas das novas turmas do curso de qualificação em Gestão e Negócios de Resíduos do Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR. Na aula inaugural, o diretor executivo do Centro, professor José Osvaldo Lasmar, destacou que “este é, mais do que um curso de capacitação de profissionais para atuar na área de gestão de resíduos, um curso de cidadania, pois além de formarmos profissionais, criamos multiplicadores que irão atuar gerenciando resíduos e melhorando o impacto deles no meio ambiente.”

A aluna da Escola Estadual Ana de Carvalho Silveira, Tamise Santos Silva, já faz planos para o futuro: “Minha expectativa é descobrir outras formas de encarar o que todo mundo rejeita”, disse. Seu colega de curso, Anderson Ferreira, também já sabe o que pretende: “Aprimorar meus conhecimentos aqui no CMRR. Tenho vontade de trabalhar em uma mineradora e sei que aqui é um bom começo para realizar meu sonho”.

Neste segundo semestre, 146 estudantes do 3º ano do ensino médio da rede pública estadual participam do curso, que prepara os jovens para o empreendedorismo e o trabalho profissional em gestão de resíduos nas áreas de saúde, construção civil, postos de combustível e do comércio. Os alunos recebem, gratuitamente, alimentação, vale-transporte, uniforme e material didático.

O curso foi criado em 2007 pelo Governo Aécio Neves e coordenado por Andrea Neves, presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social – Servas – em parceria com o Sebrae-MG, com o propósito de oferecer condições para inserção no mercado de trabalho. Já preparou para  o mercado 181 profissionais.

Referência em resíduos

O CMRR, uma iniciativa inédita no país, é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos. Oferece informações, experiências e ações para transformar resíduos em geração de renda e de conhecimento para melhor aproveitamento e preservação dos recursos naturais e, consequentemente, de melhoria da qualidade de vida da população.

Além de centro irradiador e de qualificação, sua ação se estende a todo o Estado, ao oferecer ainda apoio direto às prefeituras mineiras, com informações sobre novas tecnologias e para o desenvolvimento e execução de projetos sobre o uso dos recursos naturais, e tratamento adequado do lixo, em área de 10 mil metros, onde funcionam oficinas, salas de treinamento, auditório com capacidade para 400 pessoas, sala para exposições e espaços de convivência para a comunidade.

Promover o consumo consciente é o foco das ações do CMRR. Mais do que um irradiador de informações e de sistematização de pesquisas sobre gestão de resíduos de forma integrada e atualizada, o centro estimula novos comportamentos para sua incorporação pela sociedade.

Também inédito no país é o Inventário de Resíduos de Minas Gerais – um sistema que permite a visualização geográfica das áreas de disposição final do lixo gerado – elaborado pelo Estado em parceria com a Universidade Federal de Lavras (Ufla) – disponibilizado também no portal http://www.cmrr.mg.gov.br que reúne mais informações sobre resíduos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: