h1

Centro de Resíduos de Minas Gerais é referência para o Brasil

26/05/2009

oficina de reaproveitamento de alimentosInaugurado em 12 de junho de 2007 pelo Governo Aécio Neves, em parceria com o Servas, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) é um espaço aberto aos municípios, escolas, comunidades, associações e cidadãos no apoio ao tratamento adequado de resíduos e promoção do consumo consciente. Oferece informações, experiências e ações para transformar resíduos em geração de renda e para melhor aproveitamento e preservação dos recursos naturais.

O programa, inédito no país, é desenvolvido pela  Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e pela Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam) e estimula a articulação entre os setores público, privados e terceiro setor.

O centro está localizado na região Leste de Belo Horizonte, num espaço de 10 mil metros quadrados. O espaço conta com auditório, biblioteca, área para realização de cursos e uma cozinha experimental, criada para orientar sobre redução do desperdício, reaproveitamento, reciclagem, tecnologia de alimentos. Tem também um espaço permanente para exposições.

Durante todo o ano são oferecidas oficinas a jovens para que atuem na melhoria da qualidade ambiental. A ação do centro se estende a todo o Estado, ao oferecer apoio direto às prefeituras no gerenciamento e tratamento adequado de resíduos e adoção de novas tecnologias para tal.

O CMRR concentra sua atuação em cinco áreas prioritárias: apoio à gestão municipal de resíduos; qualificação profissional para a geração de renda a partir da gestão de resíduos; pesquisa e desenvolvimento; educação ambiental; comunicação e informação.

A presidente do Servas, Andrea Neves, ressalta a importância do CMRR. “O aspecto mais importante é a ocupação do espaço múltiplo, o tempo todo, por meio da disseminação e disponibilização de informações sobre as questões ambientais. Também é muito importante a capacitação de estudantes da rede pública estadual para geração de renda a partir de negócios com resíduos”, disse.


Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: