h1

Chefs do Amanhã realiza aulas param jovens carantes no Mercado Centro – iniciativa é coordenada pelo Servas

07/08/2009

A primeira aula do curso de culinária para jovens carentes, Chefs do Amanhã, começou no sábado (1º), no Mercado Central, em Belo Horizonte, das 8h às 12h. A finalidade é incentivar o interesse e a participação dos jovens em uma nova proposta de culinária básica e consciente que aproveita ao máximo os nutrientes dos alimentos e evita o desperdício de resíduos sólidos.

As aulas contarão com 25 jovens, entre 15 e 29 anos, que se inscreveram anteriormente no local. Serão realizadas sempre aos sábados e ministradas por professores da Associação Brasileira de Gastronomia (Arborea), com duração de quatro aulas, com a primeira teórica e as outras três práticas, num total de 16 horas/aula.

Os jovens aprenderão técnicas de manipulação, congelamento, aproveitamento integral dos alimentos, noções de higiene, dentre outras. Salpicão de casca de melancia, bolo de casca de banana, refrigerante de laranja feito a base de cenoura, sorvete e esfiha de inhame e brigadeiro de mandioca são alguns dos pratos que serão ensinados. Para o curso, os alunos recebem avental e apostila com as receitas que serão preparadas.

Neste segundo semestre, as novas turmas do projeto na Ceasa Minas começarão na segunda-feira (3) e terça-feira (4). Já no Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR) as aulas terão início na quarta-feira (5) e sexta-feira (7).

O Chefs do Amanhã é resultado da parceria da Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude , por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, com o Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), o CMRR, a Ceasa Minas e agora, em 2009, com o Mercado Central. O projeto também conta com o apoio das Secretarias de Estado de Defesa Social e de Educação.

Em 2008 o projeto capacitou mais de 280 jovens em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e Contagem. Até o final deste ano serão 125 jovens qualificados por mês, num total previsto de mil jovens da Rede de Ensino Estadual da Região Metropolitana de Belo Horizonte e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas beneficiados.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: