h1

Chefs do Amanhã, projeto coordenado por Andrea Neves, que ensina culinária a jovens carentes, participa da edição 2009 do Festival de Gastronomia de Tiradentes

24/08/2009

De segunda (24) a quinta-feira (27), o Chefs do Amanhã, projeto do Governo Aécio Neves que ensina culinária a jovens carentes, participa da edição 2009 do Festival de Gastronomia de Tiradentes. Os instrutores do programa darão aulas de gastronomia e aproveitamento integral de alimentos para 53 estudantes da rede pública do município.

O curso será realizado na cozinha montada especialmente para o evento, num espaço cenográfico no Largo da Rodoviária, no mesmo ambiente onde os grandes chefs convidados para o festival estarão cozinhando nos finais de semana. Serão duas turmas de 40 jovens, divididas em aulas no período da manhã e tarde, num total de 16 horas/aula.

Durante a qualificação, os jovens vão aprender técnicas de manipulação, congelamento e aproveitamento integral dos alimentos, noções de higiene, dicas de compras e economia, entre outras. Entre os pratos que serão ensinados estão: salpicão de casca de melancia, bolo de casca de banana, refrigerante de laranja feito a base de cenoura, sorvete e esfiha de inhame e brigadeiro de mandioca. Para o curso, os alunos receberão avental e apostila com as receitas que serão preparadas.

Em 2008, o projeto capacitou cerca de 280 jovens em situação de vulnerabilidade social de Belo Horizonte e Contagem. A previsão para este ano é que mil jovens sejam qualificados. O objetivo do Chefs do Amanhã é incentivar o interesse e a participação dos jovens em uma nova proposta de culinária básica e saudável para aproveitar ao máximo os nutrientes dos alimentos e evitar o desperdício de resíduos sólidos. A proposta é que, após participarem do curso, os jovens se transformem em multiplicadores da experiência na família, na escola e na comunidade.

O projeto é desenvolvido pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude (Seej), por meio da Coordenadoria Especial da Juventude, e conta com o apoio do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), da Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam), do Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), da Ceasa Minas e do Mercado Central de Belo Horizonte.

Programação:

24 de agosto, segunda-feira – Aulas teóricas

Turma manhã- 8h às 12h

Turma tarde- 14h às 18h

25 de agosto, terça-feira – Aulas práticas (receitas baseadas em carne de boi)

Turma manhã- 8h às 12h

Turma tarde- 14h às 18h

26 de agosto, quarta-feira- Aulas práticas (receitas baseadas em carne de porco)

Turma manhã- 8h às 12h

Turma tarde- 14h às 18h

27 de agosto, quinta-feira- Aulas práticas (receitas baseadas em carne de frango)

Turma manhã- 8 às 12h

Turma tarde- 14 às 18h

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: